Zumbido no Ouvido

Zumbido, acúfeno ou tinido (tinnitus, em inglês) é um som percebido nos ouvidos ou na cabeça sem que haja uma fonte sonora ao redor. É um sintoma (e não uma doença!) que geralmente tem origem em algum ponto da via auditiva, podendo estar frequentemente associado a algumas condições de saúde.
De acordo com pesquisa da American Public Health Agency, é o terceiro sintoma que mais causa incômodo perdendo apenas para dor e tontura intensas e intratáveis. Não tão raro, acomete 17 a 24% da população em alguns países. Possivelmente, pelo menos 28 milhões de brasileiros já vivenciaram este sintoma em alguma circunstância.
Muitos indivíduos apresentam o zumbido associado a outros sintomas como perda auditiva (90%), tonturavertigem e intolerância a sons (20 a 40%), tendo sua qualidade de vida prejudicada substancialmente.
Embora este quadro possa parecer dramático, raramente está relacionado a causas graves e pode ter solução na maioria das vezes, merecendo assim, uma investigação detalhada e personalizada para que seja escolhido o tratamento adequado para cada caso.

Veja nossos posts relacionados a zumbido no ouvido

5 comentários:

  1. bom dia.estou sofrendo a meses com zumbido no ouvido e já me me tratei com 6 otorrinos e nada adiantou até agora.não sei como fazer para me tratar com a Dra,tanit pois moro em santa catarina,Jaragua do sul,se tiverem como me ajudar meu email é este ( niltonzanella@hotmail.com ) Desde já fico grato.

    ResponderExcluir
  2. Tanit, boa tarde.

    Encontrei seu blog através de pesquisas na internet sobre os sintomas apresentados pelo meu pai. Infelizmente ele está com este zumbido no ouvido e só escutamos dos médicos que ele precisa se acostumar porque isso era normal e que ele teria que conviver com este zumbido pela vida inteira. Ontem decidi pesquisar mais sobre o tema e encontrei o site do Instituto Ganz Sanchez. Gostaria de indicação de especialista no RJ para este caso, alguém que realmente olhasse meu pai como um todo e resolvesse dar a devida atenção para o caso.

    ResponderExcluir
  3. Cara Dra Tanit , me chamo Eleuza e moro fora do Brasil. Tenho sofrido com zumbido no ouvido há 4 meses , você sabe como é difícil . É uma mistura de chiado com barulho de grilo . Já fui em dois médicos mas um disse pra esperar passar sozinho , o outro disse que poderia ser Catarro . Então tentei lembrar como começou , a única coisa diferente que aconteceu foi na última vez que viajei de avião me lembro que senti um distúrbio no ouvido , já viajei muitas vezes de avião mas nunca senti nada , foi a primeira vez . Depois disso começou o zumbido . Já tomei expectorante , fiz varias inhalacoes com água quente , e nada resolve . Estou muito agoniada com esse zumbido que é constante nunca para . Já assisti todos os seus vídeos e te admiro e respeito muito . Sei que não podes fazer nada pois estou longe , mas poderia por favor me aconselhar ? Não tenho FB , meu e-mail é: eleuzazappa@hotmail.com Se puder por favor me ajude . Muito obrigada e que Deus continue te abençoando nesse seu maravilhoso trabalho . Obrigada , Eleuza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Favor encaminhar e-mail para contato@institutoganzsanchez.com.br Até mais!

      Excluir
  4. Gostei muito da matéria!!! estou pesquisando em vários sites blogs youtube e etc... sobre zumbido no ouvido é descobri que existe tratamentos muito melhores dos tradicionais, os que são mais indicados para todo população!!! vou deixar um vídeo que gostei muito pra vocês espero que gostem!!! Vídeo aqui:https://www.youtube.com/watch?v=dp_SQp_ERCc

    ResponderExcluir