quarta-feira, 19 de abril de 2017

Post 4 de 5 - Cuidados especiais e dicas para o uso adequado e seguro dos medicamentos.

Olá, agora vamos falar sobre tratamento medicamentoso. Isso vale para o medicamento de referência ou o genérico.

Gente, tem medicamento de tudo quanto é tipo, cor, tamanho, indicação e jeito de tomar.
Só para você ter uma ideia:



A. Existem remédios na forma de gotas (para pingar nos olhos, nos ouvidos ou usar com conta-gotas), na forma de xarope ou suspensão, na forma de comprimidos ou cápsulas para engolir, na forma de cremes ou pomadas para passar na pele ou na forma injetável (para aplicar no subcutâneo, no músculo ou na veia).

B. Existem remédios para melhorar o funcionamento lento ou acelerado de qualquer órgão do nosso corpo. Alguns são vendidos na farmácia sem receita e outros, só com receita. É aí que mora um dos perigos...

C. Existem remédios que têm pouca chance de causar efeitos colaterais e outros que têm maior chance, especialmente se forem tomados de modo errado ou misturados com álcool ou com outros remédios que não se combinam.

D. Existem remédios que devem ser usados por dose única ou por tempo curto, pré-definido pelo médico; outros, devem ser usados por tempo longo e indefinido, dependendo do acompanhamento médico.

Reparou que eu estou reforçando a importância da parte médica? Pois é... todo médico tem histórias tristes para contar sobre o uso indevido dos medicamentos. Por isso, é importante fazer a coisa certa!


Quando estiver doente, procure seu médico de confiança! Ele vai lhe ajudar a recuperar a saúde. Saiba que algumas pessoas, inacreditavelmente, saem da consulta médica sem entender direito o que vão tomar, por que vão tomar e por quanto tempo vão tomar. NUNCA faça isso! É seu direito saber detalhes do tratamento medicamentoso e é seu dever perguntar de novo se não tiver entendido bem. 

#cuidamosdasaúde #vemcomagente #naoaautomedicacao #usocorretoderemedios #quandousarantibiotico #melhorespraticasparaasaude #institutoganzsanchez #zumbidonoouvido #dratanitganzsanchez

0 comentários:

Postar um comentário