segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Você e seu sintoma: o corpo FALA!!! Vamos OUVIR?

Olá, eu sou o seu sintoma!

Tenho muitos nomes: zumbido, tontura, dor (de cabeça, garganta, costas, articulações), catarro, depressão, ansiedade, tosse e muitos outros. Sou voluntário para o pior trabalho: ser o MENSAGEIRO de notícias pouco agradáveis para você.

Você não me entende. Acha que eu quero incomodar, limitar e estragar seus planos de vida. Não é assim, isso seria um absurdo! Sou o sintoma e estou TENTANDO LHE FALAR numa linguagem que você entenda.
Pense: você negociaria com terroristas, batendo na porta com uma flor na mão e vestindo uma camiseta com o símbolo da paz impresso nas costas? Não, né? Então, eu também não posso ser sempre “sutil” e “levinho” quando preciso lhe passar uma mensagem e VOCÊ NÃO ME DÁ ATENÇÃO, reclama de mim para todos, mas não pára um minuto para tentar entender o motivo de minha presença no seu corpo. Apenas me deixa impotente, mas devo ficar firme e constante até lhe fazer entender a mensagem.
O que você faz? Me adormece com antiinflamatórios, me suplica para sumir com sedativos, quer me apagar com quimioterapia. Tenta me calar dia após dia. Até prefere consultar bruxas e adivinhos para me fazer sumir como uma mágica... mas minha única intenção é lhe passar uma mensagem, que você insiste em ignorar totalmente.
Imagine que sou a sirene do Titanic, aquela que tenta de mil maneiras avisar que tem um iceberg na frente, que você vai bater e afundar. Toco durante horas, dias, meses, tentando salvar sua vida! E você só reclama que não deixo você dormir, caminhar, trabalhar. Está compreendendo? Para você, eu sou “a doença”. Que absurdo! Não confunda as coisas.
Aí você vai ao médico e paga por tantas consultas. Gasta um dinheirão em medicamentos. 
Eu não sou a doença, sou o sintoma. Por que me cala, quando sou o único ALARME QUE ESTÁ TENTANDO LHE SALVAR?
A doença é você, o seu estilo de vida, suas emoções reprimidas e desorganizadas. É bom você se sentir incomodado por estar lendo isso. É bom se achar um “golpe na sua inteligência”. Está certo se sentir frustrado. Eu lhe entendo e posso conduzir o seu processo muito bem. Isso faz parte do meu trabalho, não precisa se preocupar. A boa notícia é que DEPENDE DE VOCÊ não precisar mais de mim, depois que analisar o que tento lhe dizer e prevenir.
Quando apareço, é para lhe avisar que algo na sua vida deve ser analisado e resolvido para não ficar doente. Pergunte-se sempre “por que esse sintoma?”, “o que preciso entender?", "o que devo mudar em mim?". Se essas perguntas ficarem apenas na sua mente, nada muda... PERGUNTE TAMBÉM AO SEU CORAÇÃO, ÀS SUAS
EMOÇÕES, ao seu inconsciente!
Quando eu aparecer no seu corpo, antes de procurar um profissional para me calar, analise o que tento lhe dizer verdadeiramente. Por favor, me entenda... ou você acha que eu gosto do que eu faço? Tome consciência, reflita e aja rapidamente. Modéstia à parte, meu trabalho é excelente. Quanto antes você tomar consciência da mensagem, mais rápido irei embora. Aos poucos verá que, quanto melhor me analisar, menos lhe visitarei. Garanto que chegará o dia que não me sentirá mais, quando atingir esse equilíbrio como “analisador” de sua vida, de suas emoções, de suas reações, de sua coerência.
Atenciosamente,
O sintoma.
Autor desconhecido; adaptado e resumido por Tanit Ganz Sanchez
,, instituto Ganz Sanchez

8 comentários:

  1. Fantasticamente fantástico.... Serviu perfeitamente pra mim!!!! e também para meu zumbido... obrigado...

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto! Já tentei tratar com medicamentos, mas continuo com o zumbido! Acho que este sintoma é de algum problema crônico que deve ter causado danos aos meus ouvidos!

    ResponderExcluir
  3. A sra. Enxaqueca que me vence algumas vezes pela minha persistência em achar que tenho o controle de tudo, do que ocorre ao meu redor, da vida daqueles que me são mais próximos. Medicações apenas camuflam o que, de fato, preciso fazer. Quanta ilusão a minha! Muito prepotente da minha parte achar que tenho o controle dos caminhos alheios, das construções dos outros, o domínio de algo ou alguém! Quando ela (a sra. Enxaqueca) me envolve lentamente ou com os dois pés na porta, fazendo estardalhaços, um atordoamento, quase a beira da loucura, é simplesmente para me mostrar que ainda não consegui enxergar as mudanças que preciso fazer, definitivamente, em mim, na minha maneira de sentir, pensar e agir! Havia conseguido por um tempo, obter progressos, impedindo assim, a sua ação sobre mim, mas há altos e baixos nessa caminhada. Estou no processo de desconstrução e construção de mim mesma. Estou caminhando. Apenas isso...

    ResponderExcluir
  4. E verdade tudo depende de nos gostei essa material e importante !!

    ResponderExcluir
  5. Depois de uma gripe mal curada, senti que não estava escutando bem do ouvido esquerdo. Fui ao Otorrino e ele me tranquilizou mostrando através de uma câmara que se tratava de excesso de cera no ouvido. Deu um jato de água morna e foi uma maravilha pensei: nasci de novo. NO outro dia surgiu o tal zumbido. Voltei ao médico e ele falou que não era nada grave foi em razão de ter passado vários dias com o ouvido obstruído pela cera. Ai me tranquilizei e segui normalmente. Desde meados de fevereiro de 2020 que a coisa ficou diferente e comecei a sentir um zumbido diuturnamente e é muito irritante. Pra dormir é uma coisa absurda, pois chego a sentir calafrios. Mesmo com o ar condicionado e o ventilador ligados e fazendo barulhos não conseguem mascarar o famigerado zumbido. Percebi que o zumbido parti do meu ouvido esquerdo, pois estava com a garganta irritada e quando tossia sentia uma pequena irritação nele. Só vou pra cama quando estou sonolento e mesmo assim é difícil pegar logo no sono. Ontem tomei um comprimido chamado LISADOR pra ver se alivia e nada. Bom daqui a pouco vou ao Otorrino e ver o que ele me diz. Em breve cenas do próximo capítulo.

    ResponderExcluir
  6. Zumbido que perturba,mas que me alertou para a vida, melhor valorizar.

    ResponderExcluir