quinta-feira, 24 de julho de 2014

60% dos calouros universitários têm algum tipo de perda de audição

Entrar na faculdade é um marco enorme em nossas vidas! Eu me lembro muito bem dessa conquista de-li-ci-o-sa e merecida, depois de tanta dedicação aos estudos! Sem falar na vida social, nos vários “novos amigos” e, claro, as famosas festas universitárias.

É a mais pura verdade que alguns “trotes” para os calouros são um exagero e acabam gerando “efeitos colaterais”. Só que as festas dessa moçada alegre -  que nem sempre tem maturidade para entender os riscos - também podem prejudicar muito os ouvidos.

Fiquei “pasma” de saber que até 60% dos calouros universitários apresentam algum tipo de perda de audição! Eu não esperava que fosse tanto assim...  

Vivemos em uma época com muitos fatores que causam trauma acústico (lesão pelo som), mas nem sempre percebemos o quanto os sons altos podem lesar as células ciliadas do ouvido interno. Só que algumas pessoas têm essas células ainda mais sensíveis que o normal, por isso, ficam mais vulneráveis quando escutam música alta, seja nas festas e baladas, seja no fone de ouvido. 

Então, calouros, vamos aproveitar as festas com cuidado, para que terminem a faculdade tão bem quanto começaram! Lembrem-se dos protetores de ouvido e dos intervalos de 10 minutos a cada hora de balada! 


sexta-feira, 11 de julho de 2014

Você costuma dormir pouco? Cuidado, isso pode prejudicar seu cérebro!


Gente, nossa vida de hoje está uma loucura, não? Seja pela correria do dia a dia, pelos mil afazeres em casa depois do trabalho ou por ser perseguido pela insônia, o fato é que dormir bem  é um privilégio para poucos. Alguns até acabam se acostumando com isso e nem reclamam muito... mas quem sente falta daquele soninho gostoso deve, sim, procurar ajuda médica! Um estudo norte-americano recentemente publicado na revista Journal of Neuroscience mostrou que ficar sem dormir pode causar danos irreversíveis às células cerebrais e até mesmo a perda de neurônios.


Para comprovar essa hipótese, alguns camundongos foram examinados após períodos de sono curtos, longos e normais, tal como acontece na rotina de alguém que não consegue dormir a mesma quantidade de horas todas as noites. Como resultado, ao longo prazo, foi observada uma queda na quantidade da proteína que controla a produção de energia das mitocôndrias (SirT3) e a perda de 25% dos neurônios responsáveis pelo controle metabólico.



Bom, precisa falar mais alguma coisa? Uma boa noite de sono reflete em algumas funções essenciais para o nosso organismo, como a distribuição de energia, o metabolismo e, possivelmente, outras áreas importantes do cérebro. Além de ter quantidade de horas, ainda é importante ter um certo “ritmo” de sono, ou seja, manter o horário de dormir e de acordar o mais estável possível, evitando noites que alternam sono curto e longo.


Portanto, você que achava que dormir, no mínimo, 6 horas por noite, em ambientes silenciosos, sem claridade, era besteira, está na hora de rever seus conceitos! Caso você de insônia mais duradoura procure um especialista!

Como nós somos apaixonadas pelo estudo do zumbido, já aproveito para dizer que alguns distúrbios de sono – como a apneia obstrutiva e a insônia inicial, medial ou final – podem ter relação com o zumbido. Portanto, essa é mais uma justificativa para procurar tratamento... 

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Como proteger os pets dos barulhos da Copa?

A Copa do Mundo está na reta final, mas as festas continuam bombando, literalmente!! A cada gol, cada vitória, vários fogos de artifícios e rojões são lançados. Os humanos adoram isso! Mas... e os animais de estimação?Donos de uma grande sensibilidade auditiva (até 4 vezes maior que a nossa), os cães ficam extremamente incomodados e assustados com esses barulhos altos e abruptos.Proteja seus peta!

- coloque tufos de algodão nas duas orelhas dele durante as partidas

- tente mantê-lo em local um pouco mais afastado da bagunça; se não der, mantenha-o perto de você e abrace-o. Sentir essa segurança vai ajudar a minimizar o medo, mas não o desconforto com os sons.

- em casos extremos, veja com o veterinário se ele pode medicar. Essências homeopáticas e florais também ajudam a acalmar os cães durante o barulho das comemorações.