sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Como a melatonina afeta a qualidade do sono?


Tem muita coisa diferente que pode influenciar a qualidade do sono: o ambiente do quarto deve proporcionar silêncio, conforto com roupas de cama, temperatura adequada e, principalmente, escuridão. Sim, a claridade das luzes pode atrapalhar o ciclo natural do sono! Isso porque a claridade, mesmo aquela das luzes fracas que facilitam o acesso de crianças ou idosos ao banheiro, impede a produção normal da melatonina, o hormônio responsável pelo sono. 

Com o passar do tempo, a produção da melatonina diminui, por isso os idosos dormem menos tempo do que os jovens. Alguns pesquisadores até defendem que os idosos deveriam fazer reposição de melatonina. 

Quanto mais escurinho for o seu quarto, maior a sua tendência de pegar no sono e de manter as fases naturais do sono. Portanto, esqueça essa mania de dormir com a TV ligada, em especial de fazer uso constante do controle remoto. A mudança rápida das imagens, cada uma com luminosidade diferente, pode ativar seu cérebro e dificultar seu sono!



Outro fator que pode afetar a qualidade do sono é dormir ouvindo música. Por mais que muitas pessoas relaxem bem ouvindo sons calmos na hora de dormir, é importante equilibrar isso para quem tem insônia importante: nesses casos, a dica é ter o ambiente silencioso e escuro!

O maior problema é quando a pessoa tem insônia antiga e depois desenvolve zumbido (por outros motivos)... aí sim, o ideal passa a ser um ambiente com som baixo e neutro (que não chame a atenção) para que possa haver um pouco de equilíbrio no tratamento do zumbido, sem prejudicar ainda mais a insônia. Difícil, não?

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