sábado, 23 de agosto de 2014

Zumbido e problemas de circulação: qual a relação?


O ouvido é uma das maravilhas da natureza... apesar de minúsculo, funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive enquanto dormimos... e faz tudo isso SEM ter um estoque de energia para garantir esse funcionamento constante.

Por isso, a chegada do sangue contendo nutrientes que forneçam energia para o ouvido trabalhar direitinho precisa ser muito eficiente! Só que, para piorar as coisas, o ouvido interno (parte que transforma os sons em energia elétrica) só tem um único vaso sanguíneo (artéria auditiva interna) para a chegada desse sangue. Por isso, qualquer doença que provoque estreitamento desse vaso sanguíneo pode piorar a circulação do sangue nesse território e diminuir a função dos ouvido.

Quais são essas doenças? Várias! Entre elas: colesterol e/ou triglicérides altos, hipertensão, diabetes ou pré-diabetes, vasculites, insuficiência vascular cerebral etc. Como essas doenças são comuns e o zumbido também é, muitas pessoas não relacionam uma coisa com a outra e acabam menosprezando a responsabilidade dessas doenças sobre o ouvido!

Se esse é o seu caso, procure um otorrino focado em zumbido e avalie sua saúde em geral. Lembre-se: a prevenção sempre é o melhor remédio. Precisamos pensar em melhorar o nosso “hoje” e o nosso “amanhã”!




2 comentários:

  1. Tenho este zumbido relacionado a má circulação sanguínea. Tomo Bettina um remédio para melhorar a circulação.Qd paro de tomar a situação volta. Controlo meu colesterol e faço exames periódicos. Atualmente estou tomando um remedio para diminuir o colesterol.

    ResponderExcluir
  2. Meu pai está com 96 anos, super saudavel, não tem pressão alta, faz exames periódicos,os resultados são sempre bom.
    Ele sempre teve o hábito de sugar, ele tapa as narinas e puxa🤔, então faz pressão, agora no auge da terceira idade apareceu isso. Ele toma BETINA e nao está resolvendo nada. O que seria recomendavel? Obgda

    ResponderExcluir