quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Zumbido e insônia – ninguém merece!


Não é segredo para ninguém que nós recebemos pacientes com zumbido do Brasil inteiro e ainda de outros países da América Latina.

Os pacientes variam de A a Z e alguns deles chegam em estado la-men-tá-vel  na primeira consulta, seja porque os médicos que atenderam antes falaram que tinha que aprender a conviver ou porque os remédios que tomaram não deram certo ou porque eles estão numa fase difícil da vida... mas sem dúvida, uma coisa que “pega” muito é a insônia.

Na verdade, a maioria acha que não dorme bem por causa do zumbido e ele é culpado “sem dó nem piedade” pelos pacientes como um grande vilão pelas noites mal dormidas. Isso até faz algum sentido e eu achava isso natural. Quando comecei a passar um zoom nessa questão, percebi que muitas pessoas já não dormiam bem antes do zumbido aparecer! Portanto, claro que o zumbido não pode ser o vilão da história nesses casos...

Portanto, lá fui eu “de volta para a escola”... um ano inteirinho fazendo curso de especialização sobre distúrbios do sono e polissonografia! Hoje, olhando com outros olhos, percebo: 1. Como tem coisa nessa vida que pode nos fazer perder o sono, incrível!!! Zumbido pode ser uma delas, mas dificilmente é a única; 2. Se o seu sono é muito superficial (o tal do “sono leve”, típico de pessoas muito agitadas e aceleradas, que não se permitem descansar), fica mais fácil você perceber outros estímulos, como uma luz acesa, o som de um pernilongo ou uma dor no ombro.

Aos poucos vou explicando mais detalhes em outros posts, mas... já deu para ver que nem sempre o zumbido é o culpado por noites mal dormidas. Se ele sumisse como num passe de mágica, muitas pessoas continuariam dormindo mal porque têm perfil para isso. Dormir bem é fundamental para a saúde física e mental. Se precisar de ajuda, existem métodos mais sofisticados e precisos para ajudar a entender o problema!
 
 

0 comentários:

Postar um comentário