quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Vamos recapitular?


Falamos muito sobre zumbido esse ano, né? Por via das dúvidas, vamos dar uma recapitulada?

Quando fomos no Programa Bem Estar da última vez eles fizeram uma ilustração bem bacana. Então vamos lá:


Entre as causas estão a poluição sonora (principalmente a que nós mesmos provocamos, usando som alto ou exagerando na balada sem tampões e descanço); a alimentação, quando é rica em açúcar, cafeína ou gordura; o estresse; o envelhecimento, já que a perda auditiva também pode causar zumbido; o cigarro (que faz mal pra tudoooo); excesso de cera e, em casos mais raros, tumores.

Prevení-lo é muitooo mais fácil que remediá-lo. Usar tampões ou protetores quando for ficar em ambientes com muitos ruídos; descansar o ouvido, dormindo sem música ou televisão; manter o volume dos aparelhos de som e do fone de ouvido na metade da capacidade; só tomar até 3 xícares de café por dia; evitar gorduras e frituras; não pular refeições para não ficar muito tempo em jejum são coisas ao alcance de todos!

E ainda tem aquelas nossas dicas clássicas, que quase já viraram mantras:

1-     Zumbido tem tratamento, sim!
2-     Quanto mais cedo cuidar, maior a chance de melhora significativa ou até de cura (sabiam que o Instituto Ganz Sanchez está pesquisando casos de cura junto com a Itália?).
3-     Zumbido não é normal, mesmo depois da balada ou show. Mesmo que dure pouco, é um dos primeiros sinais de que seus ouvidos são vulneráveis a som alto.
4-     Não aceite “você terá que se acostumar com o zumbido” como resposta. Mesmo que ele não suma totalmente, pode melhorar parcialmente e isso certamente vai ajudar você.
5-     Procure um profissional que se importe com o zumbido; felizmente, há cada vez mais deles por aí!

Nem um de nós az milagres, pelo menos por enquanto J Mas enquanto tiver gente pensando que zumbido não tem tratamento nenhum, falaremos incansavelmente sobre tudo o que já conseguimos ampliar os horizontes nesses quase 20 anos de estudo e muito trabalho!





2 comentários:

  1. Fico muito animada cada vez que leio uma postagem no seu blog.
    Meu ouvido esquerdo começou a apresentar problemas fazem uns três meses. Primeiro veio uma fisgada, depois um som de ziiii, zz, z, intermitente. Corri para a emergência médica, fui examinada e ele disse que não havia nada de mais. Prescreveu antiinflamatórios que eu não comprei pois já havia saído de uma série de medicamentos por causa do tratamento de um canal em um dente do mesmo lado do ouvido. Mencionei o dente na hora da consulta... Ele disse que a influência era improvável.
    Algum tempo depois dessa consulta o som voltou, modificado, parecendo som de concha do mar e também intermitente. Fui pro Otorrino, fiz audiometria, foi identificada uma perda mínima na região média e o médico disse que isso é assim mesmo, zumbidos vão e vem, etc.. Não me conformei fui a um outro Otorrino que examinou e disse que ele também já teve zumbido e que sumiu sozinho depois de algum tempo. Passou um medicamento, começei a tomar, a coisa piorou, o som ficou contínuo e tem se tornado incômodo. Comecei a ler seu blog e a ter um pouco mais de esperança, tenho ouvido de músico, não uso fones de ouvido, tenho o maior cuidado, não consigo conviver com um som diuturno no meu ouvido.
    No momento estou apelando para o socorro divino porque tenho fé em Deus e marquei uma consulta com outra Otorrino. Tem sido uma luta. Mas tenho esperança. A partir das leituras aqui no blog ontem cortei o açúcar e reduzi muito a cafeína. Vamos ver o que esta nova médica me diz. Espero que DEUS me socorra porque eu amo o som do silêncio e espero tê-lo de volta.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Teresa,
    Bom dia!
    Fico feliz de saber gosta das postagens.
    Boa sorte nesta caminhada.

    ResponderExcluir