terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Tipos de fones e seus benefícios e malefícios

Vimos uma notícia sobre os fones de ouvido intra-auriculares, aqueles que ficam lá dentro do canal auditivo. Muita gente pode achar que eles são mais prejudiciais aos nossos ouvidos – e com razão -, mas veja o detalhe do início da matéria:

“Fones intra-auriculares (in ear) são aqueles que entram no canal do ouvido e isolam boa parte do som externo, permitindo que você ouça música com qualidade sonora e com um volume mais baixo — algo bastante recomendado para quem usa fones por períodos muito longos”. (Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/fone-de-ouvido/47978-como-usar-fones-intra-auriculares-corretamente-.htm#ixzz2neNQyY8x)

Aí que está a questão: quanto melhor abafador de ruído que o fone tem, menos ruído externo ele deixa passar para o seu ouvido e menor o volume que você precisa colocar seu aparelho para ouvir gostoso... ou seja, menor o risco de lesar o ouvido.

Isso também acontece com aqueles fones que voltaram à moda, em formato de concha, que protegem todo o ouvido e também isolam um pouco ou totalmente o som externo.

Porém, para todos os tipos de fones, os conselhos são os mesmos:

1-      Procure produtos de qualidade (com abafador de ruído)

2-      Modere o volume, evitando ultrapassar a metade da potência de cada aparelho

3-      Modere no tempo de uso, evitando ultrapassar mais de 2 horas seguidas;  faça intervalos regularmente.

Dicas importantíssimas, principalmente nesta época de viagens e passeios. Cuidem dos seus ouvidos enquanto descansam nessas férias!
 
 

Um comentário: